Pt. 1 de ?
Estava no primeiro ano da faculdade. Esperava na fila para fazer o cartão da biblioteca, segurando um caderno, um estojo e um copo de café com açúcar, quando ele cutucou meu ombro e perguntou se ali era a fila para fazer o cartão da biblioteca.
- É sim. — Respondi e voltei a encarar o teto. Naquela época era difícil ter Internet no celular, então a gente deixava ele dentro da bolsa a maior parte do tempo.
- Caloura? — Ele insistiu.
- É. Letras.
- Letras? Legal. Eu entrei em Direito.
- Uau! Parabéns. — Disse só porque as pessoas costumam comentar o quão concorrido é o vestibular, mas na verdade achava que o curso devia ser chato demais.
- Dois cursos que tem que ler bastante, né? Você gosta de ler? — Ele continuou insistindo.
Cara, eu tô fazendo Letras, você acha que eu gosto de que? Cálculo? Mas aquela resposta não fazia meu estilo.
- Gosto.
Nesse instante a mulher deu a volta no guichê, se apresentou e começou o tour pela biblioteca, me salvando do papo que eu não queria ter, apesar do mocinho parecer ser bem bonito por baixo daquela franja comprida e do moletom preto desbotado.
Talvez eu não tivesse deixado claro com as minhas respostas monossilábicas que eu só tava ali pra pegar o cartão da biblioteca porque ele continuou o passeio todo do meu lado e fazendo piadinhas enquanto passávamos por cada sessão. Educadamente, eu ria baixinho. Quando enfim o tour acabou, tivemos que esperar alguns outros minutos numa outra fila, para então pegar a carteirinha.
- Rodrigo XXX, prazer. — E me estendeu a mão.
Retribui a apresentação ao mesmo tempo em que um estagiário com cara de cansado chamou meu nome. Adicionei um “tchau” e fui pra casa sem olhar pra trás.